segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Alberto Melo Viana na FNAC Curitiba


Ainda dá tempo de participar do bate-papo com o fotógrafo Alberto Melo Viana – o “Baiano”, que acontece às 19h30 desta segunda (28), na FNAC do Park Shopping Barigui, em Curitiba. O fotógrafo foi convidado pela curadora Rosely Nakagawa para participar com fotógrafos como Milton Guran, Walter Firmo, Arnaldo Papalardo, entre outros, das comemorações dos dez anos da FNAC no Brasil. A exposição vai rodar as oito lojas da rede francesa no Brasil até maio de 2010. A mostra de Baiano “Portas e Janelas. Luzes e Sombras” vai até o dia 19 de outubro.

SERVIÇO
O quê: Portas e Janelas. Luzes e Sombras de Alberto Melo Viana
Onde: FNAC Curitiba – Park Shopping Barigui
Quando: De 21/09 a 19/10
Bate-papo: 28/09 conversa com o autor e coquetel

196 euros por uma foto com Blair

E eu dou conta? Tony Blair, o ex-líder trabalhista e ex-primeiro ministro britânico, está cobrando 196 euros para tirar uma foto com seus admiradores, acredita? No dia 06 de outubro, ele estará disponível durante uma hora em uma conferência no Canadá para fazer as fotos com os fãs. Aliás, você já pode comprar o pacote do evento que já inclui a fotografia com Tony Blair pela bagatela de 462 euros. Quem não quiser a foto, o valor do evento fica 196 euros mais barato. A informação é revelada pelo Sunday Times. Aliás, segundo a reportagem o “Lula britânico” já teria ganho mais de 16 milhões de euros em palestras e eventos que participa ao redor do mundo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fotografia no Cinema

Desde segunda-feira (21), acontece a Semana Fotografia no Cinema, uma parceria entre Instituto IDD e Cinevideo 1, em Curitiba. A semana foi aberta com a apresentação de Blow Up – Depois daquele beijo, com a direção do Antonioni. As apresentações seguem até o dia 27, domingo e são gratuitas.

Confira a programação:
Dia 22: A Pele – Direção: Steven Shainberg (2006,
EUA)

Dia 23: Amador - Direção: Krzysztof Kieslowski
(1979, POL)

Dia 24: A Insustentável Leveza do Ser – Direção:
Philip Kaufman (1988, EUA)

Dia 25: Janela Indiscreta – Direção: Alfred Hitchcock
(1954, EUA)

Dia 27: Annie Leibovitz – A Vida Através das
Lentes – Direção: Bárbara Leibovitz (2007, EUA)

Horário: 19h | Local: Instituto Cultural Cinevídeo1 |
Ingresso: Gratuito

Cartier-Bresson no SESC Pinheiros


Jean Paulo Sartre sacado por Cartier-Bresson em 1949.

Ter a possibilidade de ver, admirar, analisar 133 fotos de um dos maiores fotógrafos do mundo – Henri Cartier-Bresson é algo imperdível. Portanto, agende-se para visitar a exposição que rola no SESC Pinheiros, na capital paulista, até 20 de dezembro. O evento é um dos principais destaques do Ano da França no Brasil e ainda conta com o lançamento de um livro sobre Bresson e a exposição paralela “Bressonianas”, com fotógrafos brasileiros influenciados pelo francês. Além da mostra, o SESC apresenta ainda debates e filmes sobre o fotógrafo.

Serviço
Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo
Onde: SESC Pinheiros (R. Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo/SP)
Quando: de 17 de setembro a 20 de dezembro
Horário: Terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábado, domingo e feriados, das 10h30 às 18h30
Quanto: Grátis
Tel.: (11) 3095-9400
www.sescsp.org.br

Fotos Mundialmente Famosas


Fotografar alguém famoso e fazer com que sua foto se transforme praticamente num sinônimo “imagético” desta pessoa é uma raridade. Mas, esta foto sacada por Arthur Sasse, em 14 de março de 1951 alcançou esse poder. Falar em Einstein é invocar automaticamente esta imagem em seu pensamento.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mitos da fotografia no Itaú Cultural




De cima pra baixo, imagens de Fontcuberta, Witkin e Faucon.

Quase caí da cadeira quando recebi a mensagem de que posso trocar uma idéia com figurinhas como Joel-Peter Witkin, Joan FontCuberta, Bernard Faucon e Martial Cherrier num evento promovido pelo Itaú Cultural, lá em São Paulo. Pena que não é tão simples assim. Primeiro: você tem que escolher apenas um deles. Depois disso são só doze vagas por artista e você tem até esta quarta-feira (16) para se inscrever. Tradução só mesmo na oficina em francês. Portanto você deve ter um certo domínio da língua falada pelo fotógrafo para poder se virar. Para concorrer a uma dessas vagas você tem que enviar seu currículo por email com todos os contatos, um ensaio fotográfico ou 12 imagems representativas do seu trabalho e um descritivo de até mil caracteres sobre a sua área de interesse no geral e sobre o trabalho enviado. O resultado sai dia 28 de setembro e o bom é que é de graça!!

Confira a programação completa:

terça 13 e quarta 14 de outubro
9h às 13h - Oficina com o fotógrafo Joan Fontcuberta
ministrado em espanhol

quinta 15 e sexta 16 de outubro
9h às 13h - Oficina com Joël-Peter Witkin
ministrado em inglês

14h às 18h - Oficina com Bernard Faucon
ministrado em Francês com tradução simultânea para Português

14h às 18h - Oficina com Martial Cherrier
ministrado em inglês

Para mais informações, clique aqui.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Joelma x 9/11


Foto de Richard Drew, The Falling Man, durante os atentados de 11/09.


Foto de Pedro Martinelli, em 1º de de fereveiro de 1974, incêndio do edifício Joelma.

João Urban


Foto de João Urban. Tomas Coelho, bisneto de imigrantes, agricultor. Araucária, 1986.

O fotógrafo João Urban é o fera da vez que vai ensinar sobre Fotografia Documentária e o Retrato, em Curitiba, para os alunos do curso de pós-graduação de Fotografia e Imagem em Movimento e também para quem quiser se inscrever para cursar a disciplina como um curso de Extensão universitária. São apenas quatro vagas ao custo de R$ 350 pelas doze horas de aula com o mestre que vai falar sobre o documentarismo e o retrato nestes 170 anos de fotografia apresentando autores que consolidaram esta linguagem.
De qualquer maneira, vale tudo pelo privilégio de se poder aprender com João Urban. Quer conhecer um pouco do trabalho forte e humano deste fotógrafo? Clique aqui.

Serviço
Horário: Sexta-feira, dia 11 de Setembro, noite (19:00 às 22:40h)
Sábado, dia 12 de setembro, manhã (8:00 às 11:40h) e tarde (13:30 às 17:10h)
Local: MABU Royal & Premium Hotel Praça Santos Andrade, 830 - Centro - Curitiba - Paraná - Brasil - Clique aqui
Investimento: R$ 350,00
Vagas: 04 (quatro)
Maiores informações e inscrições: (41) 3333 3668; atendimento@instittutoidd.com.br e http://www.institutoidd.com.br

Paris em Curitiba


Robert Doisneau: Les Tabliers de la rue Rivoli, 1978

Essa não dá pra perder. Estréia hoje (10), em Curitiba, a exposição “Pedestre de Paris”. Durante dez dias, um pedaço da rua Prudente de Moraes ficará coberta por vinte enormes painéis com fotos de grandes feras como Robert Doisneau, Eugène Atget, Séeberger, Neurdein Frères, Louis Vert, entre outros. A idéia é fazer com que o pedestre se sinta num passeio ao ar livre pelas ruas de Paris ao mesmo tempo que mergulha na história da fotografia francesa. A exposição é inspirada no Jardin du Luxembour, no 6º arrondissement de Parins e em outros parques franceses que abrigam em seus muros e grades geniais exposições fotográficas acessíveis aos pedestres.
Aliás, “Pedestre de Paris” é uma exposição internacional que se inicia em Curitiba e depois segue para diversas capitais no Brasil e em outras cidades do mundo.

Serviço:
Local da exposição: Rua Prudente de Moraes, entre as Ruas Augusto Stellfeld e Saldanha Marinho, em frente à Aliança Francesa.
Data: 10 a 17 de Setembro
Informações: 3223-4457

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um mito no Brasil


Foto de Elliot Erwitt, no Colorado (EUA), em 1955.

É hoje (09) a inauguração da terceira edição da feira SP-Arte/Foto. Mais do que as trezentas imagens de dezenas de autores, esta edição traz para o Brasil um dos mitos da fotografia: Elliot Erwitt, da Agência Magnum. Ele que será a estrela da festa é comparado com freqüência com Cartier-Bresson e Robert Capa – fundadores da agência Magnum. Naturalizado norte-americano, Erwitt nasceu em Paris, tem 81 anos e no seu portfólio traz imagens históricas como a de Marilyn Monroe um ano antes de sua morte, a famosa do charutão de Che Guevara e uma do presidente Nixon apontando o dedo para o líder soviético Kruchev, em 1959, virando um símbolo da Guerra Fria.
Melhor do que ver as fotos de Erwitt, será poder conversar com o mito. O encontro acontece às 14h, no 9º andar do Shopping Iguatemi.

Serviço SP-Arte/Foto 2009:
Espaço Iguatemi. Av. Brig. Faria Lima, 2.232, 9.ºandar.
Dias 10 e 11, das 15 às 21 h; dias 12 e 13, das 14 h às 21 h.
Grátis.
Preview no dia 9, às 16 h.
www.sp-arte.com

7D saída do forno


A Canon acaba de anunciar a mais nova integrante da família EOS: a 7D. Apresentada como a irmã mais velha da 50D (e não como sua substituta) a 7D traz grandes inovações como os seus 18MP, filma em FullHD a 30 frames por segundo, tem 19 pontos de auto-foco, visor com 100% de cobertura e iso que chega a 12.800.
A novidade deve custar 1699 dólares só o corpo ou 1899 dólares com o kit de 18-135 mm.

Quer ler mais sobre o assunto? Clique aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ipês


Começou a época dos ipês amarelos em Curitiba que costumam contrastar com um céu azul de brigadeiro. Essa foto de Lineu Filho mostra um outro ângulo dos nossos ipês que colorem os caminhos de quem passa pela Praça Tiradentes, em frente à Igreja Matriz.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um viva ao fotojornalismo


Escolhi esta imagem de Kevin Carter (prêmio Pulitzer que se matou meses depois da foto em depressão pela dúvida: salvo ou clico? Ele clicou) para homenagear a todos os repórteres fotográficos que sobrevivem principalmente ao terreno árido das mentes de alguns editores espalhados por aí. Burocratas que não tiram o bumbum da cadeira morrem afogados nas idéias ruins que concebem em seus próprios aquários. Acham que a vida é uma imagem pronta.
Um viva ao fotojornalismo que é feito de gente atenta com olho humano para o momento certo. Um viva pra essa galera que passa o dia buscando a melhor foto da vida.

Fernando de Tacca em Curitiba


Já vá reservando espaço na sua agenda para a noite desta sexta-feira (04) antes de entrar de vez na preguiça do feriadão esticado. O fotógrafo Fernando de Tacca, que também é professor e pesquisador lança seu livro “Imagens do Sagrado” e dá uma palestra em Curitiba, a partir das 19h, na sala Scabi do Centro Cultural Solar do Barão.
O livro trata do embate midiático de imagens de candomblé realizadas na cidade de Salvador, e publicadas nas revistas O Cruzeiro e Paris Match no ano de 1951. A partir de fontes documentais, pesquisa de campo das memórias vivas, levantamento de material iconográfico, e bibliografia original e inédita, essa pesquisa analisa o enfrentamento entre as duas revistas na documentação fotográfica do ritual de iniciação no candomblé sob os vários pontos de vistas de seus atores.
O evento é promovido pelo Instituto IDD, Faculdades ESEEI e Fundação Cultural de Curitiba e faz parte de uma série de atividades promovidas pelo curso de especialização Fotografia e Imagem em Movimento coordenado pela fotógrafa e mestre em antropologia Joseane Daher.

Serviço
Lançamento do livro “Imagens do Sagrado” e uma palestra com o fotógrafo Fernando de Tacca
Data: 04 de setembro de 2009
Horário: sexta-feira, as 19hs
Local: Centro Cultural Solar do Barão – Sala Scabi - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533
ABERTO AO PÚBLICO

Mulheres de Ciência


Chega hoje (03) em Jacarezinho, cidade do Norte do Paraná, a mostra fotográfica Mulheres de Ciência, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As imagens sacadas pelos fotógrafos Joka Madruga, Leandro Taques e Celso Pacheco mostram as mulheres que participam ou são beneficiadas pelos projetos coordenados pela Secretaria em várias regiões do Paraná nas áreas da agricultura familiar, pecuária leiteira, artesanato, aldeias indígenas, educação e direitos sociais. A mostra será inaugurada hoje a noite e fica até o dia 11 de setembro passando pelos três campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

SERVIÇO
Inauguração da Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência
Data: de 3 setembro
Horário: 19h30
Local: Campus do Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Fafija) da UENP
Rua Padre Melo, 1.200 - CEP 86400-000

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Parabéns


Foto de Guilherme Artigas

O fotógrafo Guilherme Artigas comemora o primeiro aninho do seu blog Cinema na Foto. E nós, do Saca Fotos, cantamos os parabéns porque é muito legal ver o veículo se manter atualizado neste tempão. Aproveito pra dizer que neste mundo internético os blogs não concorrem entre si, mas sim se complementam na busca diária dos nossos leitores ávidos pelas mais diferentes informações. Todos nós fazemos parte de um grande todo.

Parabéns e vida longa ao Cinema na Foto.

Equipe Saca Fotos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fotos mundialmente famosas


Logo depois do onze de setembro, esta foto circulou na internet como se fosse a última imagem registrada por uma câmera encontrada nos destroços da queda das torres gêmeas. Depois de um tempo, esta foto foi a grande vencedora de um concurso das melhores fotos photoshopeadas da tragédia de 9/11. Depois disso a imagem gerou ainda mais polêmica entre os entendidos – seja da cidade, seja das técnicas fotográficas – porque alegam que a montagem é grosseira e que não mereceria o prêmio. O fato é que, se a montagem é boa ou não, essa foto foi um dos fenômenos da internet.

"Olhe bem...


Esta é a foto de John Paul Filo, citada no artigo de Bill Marsh (NYT), e que gerou polêmica depois que os editores da Life tiraram o poste que aparece atrás da cabeça da jovem ao lado do corpo.

No domingo, o Estadão em seu caderno 2, publicou artigo traduzido do The New York Times - Olhe bem para saber se é verdade - mostrando que o fantasma da adulteração não é tão novo quanto o Photoshop e que já assombrava as produções do começo do século passado. Vale a pena ler.
Eu reproduzo um trecho aqui e basta clicar nele para ir ao texto completo.

"Que maravilha devem ter sido as primeiras imagens fotográficas para as pessoas do século 19 - a realidade translúcida e inexpugnável de lugares e fatos não filtrada pelo pincel ou pela visão de um artista. E que ótima oportunidade para a manipulação. Não demorou muito para que indivíduos ardilosos descobrissem que, com um pouco de habilidade e de imaginação, o realismo fotográfico podia ser usado para criar realidades forjadas"....