terça-feira, 7 de julho de 2009

20 anos do massacre



Neste 05 de junho completou-se vinte anos do massacre da Praça da Paz Celestial. Esta foto conhecida como "O Rebelde Desconhecido de Tiananmen" sacada por Jeff Widener/AP Photo é a imagem que marcou o episódio na memória de bilhões de pessoas em todo o mundo. Nela, um manifestante chinês enfrenta e bloqueia o trajeto dos tanques chineses.
“Quando eu fiz a foto, eu estava muito gripado e sofrendo com uma terrível pancada depois que uma pedra atingiu meu rosto. A câmera que estava diante do meu olho salvou minha vida. Então quando eu vi um homem solitário caminhar em frente de uma coluna de tanques, isso me pareceu perfeitamente normal diante do que eu tinha visto nos dias anteriores. Meu cérebro estava confuso com o machucado e a gripe. Na época, eu não imaginava que a foto poderia ganhar o status que ganhou”, revelou o fotógrafo em uma entrevista ao site Uol.

Nenhum comentário: